Integração entre Claro, Net e Embratel
Não é de hoje que o grupo controlador da Net – Claro – Embratel manisfestou interesse em unificar suas operações no país: o velho conceito em fortalecer o máximo possível uma determinada marca. Em fevereiro de 2012 fomos o primeiro blog do Brasil a antecipar a fusão, veja aqui.
Anatel já analisa pedido de unificação
No começo de maio a análise prévia da unificação de marcas e serviços foi protocolada na agência nacional de telecomunicações. A unificação proposta, ao menos inicialmente, manterá os nomes fantasia individuais – Net para a TV, telefone e internet via cabo, Claro e Claro TV para celular, 4g, celular fixo e televisão via satélite, e por último a Embratel com seus serviços de DDD, cabeamento, satélites e mais. A mudança portanto pouquíssimo deve afetar os assinantes. A principal mudança (para quem acha que não terá nenhuma), é a utilização de um único CNPJ, o que faz que os impostos pagos sejam reduzidos drasticamente e aqui é o interessante: todos os ganhos devem por Lei ser revertidos em favor do consumidor. Na união Vivo + Telefonica foram dados descontos nas assinaturas novas e antigas. Na presente união apenas as taxas de DDD nacional deverão sofrer descontos drásticos.
E o que isso influencia na Televisão? A Claro TV terá os mesmos canais que a Net?
Não, ao menos por esse motivo. A unificação de CNPJs não garante contratos únicos junto à programadoras, isso devido a própria característica e diferenças dos serviços. Incluir canais no serviço via cabo é extremamente diferente do serviço via satélite. A distribuição é gradual, individual em cada servidor/praça e o fato de manter as marcas fantasia não afetará equipes e decisões estratégicas das marcas.
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